"Misantrópico Amante da Humanidade"

Fernando António Nogueira Pessoa, uma pessoa igual a todos nós, mas uma pessoa com letra grande, e, não paro de pensar que realmente este apelido foi pensado para este grande senhor.
Teve uma vida complicada, e quem sou eu para descrever a sua biografia, para isso serve o Wikipédia e, para além disso, ele deixou ordens para apenas dizer na sua biografia que, para além do dia da sua nascença e da sua morte, todos os outros dias são dele:

            "Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
             Não há nada mais simples
 Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.
            Entre uma e outra todos os dias são meus."

Um homem que nunca casou, que se entregou às palavras, emigrou com os pais, arranjou emprego como tradutor e vivia para sustentar o seu apartamento, e, às  vezes nem tinha dinheiro para pagar a renda. A solução que encontrava para estes dias menos bons? Ia à brasileira, bebia absinto e convivia com os amigos, discutindo ideias, ideais e tantas outras coisas sábias, quem me dera ter ouvido essas conversas. 
Imagino Fernando Pessoa como se fosse um individuo com imensas vivências, com os seus devaneios, mas que podíamos estar horas infinitas a ouvi-lo.
Há quem diga que sofria de esquizofrenia, eu prefiro pensar que era alguém que levou as suas várias personalidades ao extremo. Todos nós somos múltiplos, mas Pessoa deu-lhes um nome, um dia de nascimento e uma personalidade.

E as obras que foram publicadas enquanto Fernando Pessoa era vivo? 2. Quais? Orpheu, que só teve 2 edições (esta revista não continuou a ser lançada devido a falta de financiamento) e a Mensagem.

Irónico como os grandes autores Portugueses, e, que estudamos ao longo da nossa vida escolar, só foram enaltecidos e "ouvidos" quando já não estavam vivos, assim como aconteceu, por exemplo, com Camões.


Na atualidade sinto que a sociedade em si conhece facilmente quem é, quem foi e a importância que Pessoa teve na nossa Cultura, agora até "parece" que está na moda (Fica sempre bem aquela citação no Instagram super inspiradora). Existe o Facebook de Fernando Pessoa, o twitter e até o youtube , existem pessoas em todo o mundo que apreciam este autor, que se preocupam em mantê-lo vivo, quase eterno e presente nas nossas vidas.


Data da fotografia: 1929
Fonte: Círculo de Leitores, Fernando Pessoa - Obra Poética, Vol. I
Autor: Desconhecido

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Tenho em mim todos os sonhos do mundo"

"Todo o nada que és é teu"

"O poeta é um fingidor"