"Um apoio longinquo para o meu desasocego."

Saudações seguidores do Nandi.Persona,

Hoje começo com uma pergunta: quem gostava de ter grandes obras na palma da mão e à distância de um clique?
Pois, eu gostava e tive acesso a uma versão digital do Livro do Desassossego e fiquei felicíssima.
O Livro do Desassossego foi escrito pelo semi-heterónimo, Bernardo Soares, e já conta com 4 edições diferentes, o livro já tem 104 anos, foi pela primeira vez editado em 1913 e, agora os seus leitores levam com uma lufada de ar fresco ao saber que, pela primeira vez existe em formato digital.

Esta versão chama-se Arquivo LDoD (Arquivo Digital Colaborativo do Livro do Desassossego) e foi apresentado na Faculdade de Letra da Universidade de Coimbra (FLUC).
Quando me chamaram a atenção desta atualização fui logo pesquisar acerca disto, e ao ver o arquivo em si, penso que está super bem organizado, reúne numa versão digital, 4 versões do Livro do Desassossego, à primeira vista parece um pouco confuso, mas basta clicar naquilo que se quer ler e depois ir um pouco por intuição (não sei se é o melhor conselho, mas foi o que eu fiz).

Para quem não sabe, o Livro do Desassossego tem imensas versões (como já referi anteriormente), eu já tive a oportunidade de ler este livro (mas não sei dizer que versão é que li), sei que adorei mas é daquelas obras que sempre que lemos temos uma panorâmica completamente diferente, ou seja, este livro tem a "capacidade" de se adaptar à nossa maturidade e à nossa experiência de vida.
Sem dúvida que o Livro do Desassossego tem de estar no top 10 dos livros para ler antes de morrer e, agora não existem desculpas para não o fazer pois temos acesso a ele online. Porém, para aqueles que são como eu e gostam de cheirar as folhas de um livro novo e sentir aquele pequeno tesouro nas mãos, deixo aqui um link de uma breve pesquisa na WOOK (o site onde costumo fazer compras de livros online), nesta pequena pesquisa vemos a discrepância de preço entre umas edições e outras.

Por fim, resta-me dizer que este foi dos livros que mais me ensinou, e que conto ler novamente porque, sem dúvida, que é um livro intemporal e que nos ensina em qualquer altura da nossa vida.


Capa da 2ª edição do Livro do Desassossego
Editora Brasiliense
Autor: Semi-heterónimo Bernardo Soares


Notícia Shifterhttps://shifter.pt/2017/12/livro-do-desassossego-online/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Tenho em mim todos os sonhos do mundo"

"O poeta é um fingidor"

"Todo o nada que és é teu"