"Pensar é estar doente dos olhos"

Saudações seguidores do Nandi.Persona,

Hoje venho-vos falar mais num tom de desabafo, sobre a dor do pensamento, este que nos assola quando menos esperamos.

Pessoa referia a questão do pensamento como algo que a idade lhe trouxe, "Fernando Pessoa sente-se condenado a ser lúcido", este questiona ao longo da sua obra poética a dor de pensar, pois, esta o obriga a questionar tudo à sua volta, sendo esta um entrave à sua felicidade, por isso, Pessoa sentia "inveja" de felicidade alheia, de pessoas que não pensavam e até, de animais.
Mais uma vez Fernando Pessoa acerta em tudo aquilo que mais nos apoquenta a vida, só que com a genialidade que só ele conseguia fazer. 

Todos nós pensamos, naturalmente, pensamos acerca de tudo e acerca de todos, só que, por vezes, este pensamento corrompe-nos, corrompe as nossas ações, as nossas éticas, os nossos valores, a nossa vida, até ao ponto em que, não pensar seria tão mais fácil. 
Só que pensar não tem interruptor, que possamos ligar e desligar e é também este que nos informa que estamos vivos, Pessoa apesar de enaltecer a dor de pensar na sua obra poética, nos seus textos de autognose relata que, 

" I have thoughts which, if I could bring them forth and make them living, would add a new lightness to the stars, a new beauty to the world and a great love to the heart of men."

E isto, faz-me pensar que esta dor de pensar, é dor, mas é genial, no sentido em que, trouxe para a Humanidade grande mentes, não só Pessoa, mas todas as grandes genialidades que existiram e existem no mundo, que nos ensinam a pensar e a ver o mundo com os seus olhos.
Pensar é algo que nos liga, que nos conecta, é algo que eu tenho, tu tens e todos temos, é o que nos mantém com opiniões e que nos aproxima nas conversas de café, com os amigos, com a família e com todos à nossa volta.

Se sentimos que pensamos demasiado? Claro que sim, mas isso é porque temos algo que nos motiva a pensar, por vezes questionamos o que é inquestionável, metemos dúvidas onde elas não existem e até nos tira o sono, mas faz parte do nosso ser, é impossível não pensar.

Se na infância era mais fácil? Era, não tínhamos responsabilidades, falávamos com meia dúzia de palavras e os nossos pais pensavam por nós, mas e depois? Naquela dita idade em que começamos a questionar tudo? Aí... aí começamos a formar questões, conceitos, começamos a pensar, tiramos a venda que tínhamos até então, vemos o mundo, vemos com os nossos olhos e pensamos com a nossa mente.

"Pensar é estar doente dos olhos" mas só quando este pensamento nos impede de ver.


Trabalho da artista Núria Farré
http://nuriafarre.portfoliobox.me/


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Tenho em mim todos os sonhos do mundo"

"O poeta é um fingidor"

"O título não é mau, e a alma é ser-se"