Somos todos Pessoa?

Saudações seguidores do Nandi.Persona,

Finalmente um post! Desculpem esta ausência mas tive, aquilo a que chamamos, uma crise de inspiração.

Hoje começo por uma questão: será que somos todos Pessoa? Calma, eu explico, todos nós sabemos que Fernando Pessoa tinha uma panóplia abrangente de personalidades, às quais chamou de heterónimos, muitos questionam este "poder" de Pessoa dizendo, até, que este sofria de esquizofrenia ou de dissociação de personalidade.

Mas será que também nós não fazemos este tipo de dissociação de personalidade?
Agora colocando isto no quotidiano, a nossa personalidade e atitudes vão variando conforme o lugar, as pessoas e o nosso estado emocional, as minhas ações não são iguais junto dos meus amigos ou junto da minha família, imaginem darmos um nome diferente a cada um de nós que age diferente, em diferentes contextos, não seria interessante? Foi, basicamente, aquilo que Pessoa fez. No entanto seria estranho, não? E se vos dissesse que já o fazemos? Através das redes sociais podemos ser quem quisermos e, apesar de maior parte de nós ter sempre o nome que nos identifica, nem sempre somos a "mesma pessoa" de rede social, para rede social.

Uma das coisas que cada vez mais me apercebo é que, através destas redes sociais, com o passar do tempo, estamos tão envoltos em vidas que não são as nossas que dou por mim a pensar, será que não desconstruímos a nossa personalidade? Ou seja, eu tenho noção que para diversas situações eu mudo a minha postura, muitas das vezes a situação obriga, mas atrás de um ecrã, as coisas intensificam-se, sentimos como queremos, dizemos o que queremos, parece que deixa de haver uma socialização premeditada, com todos os valores que adquirimos, de repente, todos têm uma opinião e todos se acham no direito de a partilhar não importa as consequências.

Cada vez tenho mais a sensação que, assim como Pessoa, todos somos múltiplos e todos somos seres fragmentados, à procura de uma identidade ideal no mundo, mas, assim como referi acima, todos nos adaptamos ao ambiente que nos envolve, as redes sociais apenas tornaram isso (mais) evidente.


Fig. 1 Trabalho da artista Gabriela Torres
http://www.gabrielatorres.pt/





Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Tenho em mim todos os sonhos do mundo"

"Todo o nada que és é teu"

"O poeta é um fingidor"