"Tenho em mim todos os sonhos do mundo"

Saudações seguidores do Nandi.Persona,

Todos vocês conhecem a Tabacaria de Álvaro de Campos, não? Bem, se não conhecem, deveriam conhecer porque é uma das "obras" de Fernando Pessoa mais ilustres e admiráveis. Deixo aqui o link da Tabacaria para, se quiserem, ler.

Venho com este tema hoje porque há 3 anos atrás (ou seja, no meu 12º ano), tive uma paixão intensa pela Tabacaria. Tudo começou quando a minha professora de português disse à minha turma que íamos ter uma palestra, ora todos sabem que palestras são bastante aborrecidas e que, normalmente, os oradores não cativam muito a atenção, pois, mas esta palestra foi diferente. O orador desta foi Sandro William Junqueira, um escritor, ator e encenador.

A palestra foi acerca do seu trabalho e de um dos livros (que, por acaso, eu comprei) "No céu não há limões". No entanto, a única parte que tenho bem presente na minha memória foi quando, Sandro William Junqueira, começa a proclamar a Tabacaria, foi das coisas mais lindas da minha vida, ele estava a proclama-la de uma maneira tão intimista e parecia que nada daquilo estava decorado, saía tão naturalmente que, de repente, vi Álvaro de Campos.

Dois anos depois, tomei a decisão de fazer uma tatuagem, e sabia que queria tatuar algo de Fernando Pessoa só não sabia o quê... De súbito percebi: "Tenho em mim todos os sonhos do mundo.", essa seria a frase que ia tatuar. Sei que é uma das frases mais conhecidas de Pessoa (ou, Álvaro de Campos), mas aquela proclamação da Tabacaria, naquela palestra, foi tão marcante que achei que seria algo que queria guardar comigo. Por isso fiz, foi momentâneo mas digo já que está linda e é o espelho da minha alma.

"Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."





Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O poeta é um fingidor"

"Pensar é estar doente dos olhos"