Inspessoa

Saudações seguidores do Nandi Persona,

Hoje venho-vos falar de uma experiência que tive, de bastante perto e há relativamente pouco tempo.
Recentemente fui fazer um estágio a uma grande feira daqui do nosso país (Portugal), a Expofacic em Cantanhede. Basicamente esta é uma feira agrícola, com espetáculos, muita animação, expositores e, há pouco tempo, esta tem investido numa área de exposição. Este ano, entre outras exposições, contámos com uma exibição e venda ao público de Bordallo Pinheiro. Esta exposição era simplesmente magnífica, desde os pratos em formas de vegetais, tão conhecidos, até às esculturas mais criativas. Nestas soberbas esculturas encontrava-se uma de Fernando Pessoa, e, qual não foi o meu espanto quando me deparei que, maior parte dos visitantes, olhava para esta figura e o que comentava era “Olha, é o Inspetor Gadget”. Para meu alívio isto verificava-se em poucas pessoas, mas a verdade é que fui ouvindo daqui e dali. A verdade é que, neste figurão (como intitula a empresa Bordallo Pinheiro) Fernando Pessoa encontra-se com uma atitude destemida e quase ativa, o que se calhar,  à primeira vista, poderá haver semelhanças com Inspetor Gadget, mas, por outro lado, este encontrava-se com um livro na mão, o mítico bigode, os óculos e tudo o que caracteriza Fernando Pessoa, para não falar que se encontrava junto dos figurões de Amália Rodrigues, Eusébio, Mário Soares, entre outros.
Ao analisar o Instagram de Bordallo Pinheiro apercebi-me que a única obra com Fernando Pessoa (presente nas fotografias) é uma sardinha com a sua pessoa ilustrada,





figurão que na minha opinião estava tão bem conseguido, não aparece em nenhuma publicação juntamente com os outros.
Não sei até que ponto é que este não será um fator de reconhecimento da própria figura, pois, como todos nós sabemos as redes sociais, e a rede Instagram está em grande expansão, não só a nível pessoal, mas a nível de divulgação de marcas/empresas e, esta publicidade aos diversos produtos são muito apreciados pelos utilizadores desta rede.

E assim acabo este breve pensamento, deixo-vos aqui o figurão de Fernando Pessoa de que tanto falei, só para vós.

Data da Fotografia: 31 de Julho de 2017
Autor: Jéssica Silva Mará
Figurão de Bordallo Pinheiro

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Tenho em mim todos os sonhos do mundo"

"Todo o nada que és é teu"

"O poeta é um fingidor"