"O homem que sustenta que o dia de hoje é um sonho"

Saudações seguidores do Nandi Persona,

Hoje venho-vos falar do maravilhoso papel de, como é óbvio, Fernando Pessoa na publicidade e, como esta é utilizada e influenciadora a quem a escuta e observa.
De acordo com algumas pesquisas e de conhecimento geral, em Portugal, a imagem de Fernando Pessoa surge em empresas de nacionalidade portuguesa, pois, o seu público-alvo são os portugueses e/ou pessoas que vivem no nosso país. No meu ponto de vista, esta é uma estratégia muitíssimo bem concebida, pois, para além de dar a conhecer um pouco mais este escritor que em tanto contribuiu para a nossa cultura, faz promover aquilo que é “nosso” e que devemos dar valor aos mesmos.

Recorda-se da campanha de Natal do ano de 2012 da Licor Beirão? Já lá vai algum tempo, eu reavivo a memória:



Este exemplo que aqui trago é uma publicidade bem gerada com uma abordagem a Fernando Pessoa numa perspetiva de cliente de café, que quer tomar um café e um Licor Beirão (simples), mas, passado algum tempo, encarna Álvaro de Campos e quer um Caipirão, sucede-se que, quando o empregado traz o Caipirão, Pessoa já é Ricardo Reis e quer um Morangão. Esta narrativa não só demonstra a personagem e a complexidade deste escritor como, através disto, a Licor Beirão consegue mostrar a panóplia de bebidas que se consegue realizar com a sua bebida. Esta marca, tipicamente portuguesa, realizou esta publicidade com Pessoa, Luís de Camões, entre outras personagens.



Outro exemplo que vos trago é o da Caixa Geral de Depósitos, este mais recente, mas que merece a nossa atenção. A Caixa Geral de Depósitos decidiu renovar todo o design dos cartões de multibanco pela serigrafia de Júlio Pomar, “Triplo Retrato de Fernando Pessoa”. Ao trazer esta nova imagem aos seus cartões, a Caixa Geral de Depósitos explica que “(…) Fernando Pessoa é reconhecido como um dos mais dignos representantes da Cultura Portuguesa. Para além da notoriedade que possui nos países da CPLP, Pessoa é o mais universal poeta português, pelo facto de ter sido educado na África do Sul,(…)”.


Em suma, para além das marcas desempenharem uma estratégia de marketing para a sua organização/produtos, ainda estão a contribuir para a valorização da Cultura Portuguesa indo buscar inspiração em grandes figuras emblemáticas para a nosso país, como, nestes casos, Fernando Pessoa e os seus Heterónimos.



Cartaz promocional da Licor Beirão ©

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