"O homem que sustenta que o dia de hoje é um sonho"
Saudações seguidores do Nandi Persona,
Hoje venho-vos falar do maravilhoso papel de, como é óbvio,
Fernando Pessoa na publicidade e, como esta é utilizada e influenciadora a
quem a escuta e observa.
De acordo com algumas pesquisas e de conhecimento geral, em
Portugal, a imagem de Fernando Pessoa surge em empresas de nacionalidade
portuguesa, pois, o seu público-alvo são os portugueses e/ou pessoas que vivem
no nosso país. No meu ponto de vista, esta é uma estratégia muitíssimo bem
concebida, pois, para além de dar a conhecer um pouco mais este escritor que em
tanto contribuiu para a nossa cultura, faz promover aquilo que é “nosso” e que
devemos dar valor aos mesmos.
Recorda-se da campanha de Natal do ano de 2012 da Licor
Beirão? Já lá vai algum tempo, eu reavivo a memória:
Este exemplo que aqui trago é uma publicidade bem gerada com
uma abordagem a Fernando Pessoa numa perspetiva de cliente de café, que quer
tomar um café e um Licor Beirão (simples), mas, passado algum tempo, encarna
Álvaro de Campos e quer um Caipirão, sucede-se que, quando o empregado traz o
Caipirão, Pessoa já é Ricardo Reis e quer um Morangão. Esta narrativa não só
demonstra a personagem e a complexidade deste escritor como, através disto, a
Licor Beirão consegue mostrar a panóplia de bebidas que se consegue realizar
com a sua bebida. Esta marca, tipicamente portuguesa, realizou esta publicidade
com Pessoa, Luís de Camões, entre outras personagens.
Outro exemplo que vos trago é o da Caixa Geral de Depósitos,
este mais recente, mas que merece a nossa atenção. A Caixa Geral de Depósitos
decidiu renovar todo o design dos
cartões de multibanco pela serigrafia de Júlio Pomar, “Triplo Retrato de
Fernando Pessoa”. Ao trazer esta nova imagem aos seus cartões, a Caixa Geral de
Depósitos explica que “(…) Fernando Pessoa é reconhecido como um dos mais dignos representantes da Cultura Portuguesa. Para além da notoriedade que possui nos países da CPLP, Pessoa é o mais universal poeta português, pelo facto de ter sido educado na África do Sul,(…)”.
Cartaz promocional da Licor Beirão ©
Comentários
Enviar um comentário