"The limit that I call my mind"

Saudações seguidores do Nandi.Persona,

Neste novo post decidi apresentar-vos um trabalho de uma banda de língua inglesa, que cresceu na África do Sul, mas que está radicada no "paraíso à beira-mar plantado" (como dizia muí ilustre poeta, Fernando Pessoa).
Esta banda intitula-se de Alexander Search, e é precisamente acerca destes que venho hoje falar.

Alexander Search foi criado em 1899, na mente de Fernando Pessoa aquando este ainda vivia na África do Sul. Search escrevia cartas a si mesmo e poemas em Inglês e Português.

A banda, Alexander Search, beneficia deste heterónimo e da sua magnífica poesia, na fase em que Search era adolescente, e, como explicam, "são os poemas que, (...), fazem este casamento com a música, uma música mais pop ou rock, por isso, foi interessante trazer estes poemas não tão densos, que falam das coisas mais simples da vida (...)".

Esta banda, na minha opinião, é completamente genial, bem estruturada, com uma melodia envolta em harmonia e equilíbrio.  Uma particularidade, que eu achei extremamente inteligente, é que, cada um dos elementos desta banda protagoniza um heterónimo diferente e, em todos os concertos e entrevistas que dão, enquanto banda, interpretam, na íntegra, a personagem que lhes é atribuída.

Alexander Search foi criada por Júlio Resende, que interpreta na banda o papel de Augustus Search, este é o responsável pelos teclados e piano, Augustus encontrou em Salvador Sobral a "a imagem perfeita para juntar a poesia ao rock", Salvador Sobral encarna o heterónimo de Benjamin Cymbra, e é a voz, André Nascimento, produz a parte eletrónica e é o heterónimo Sgt. William Bing, Joel Silva, responsável pela percussão, é o heterónimo Mr. Tagus e, por fim, mas não menos importante, Daniel Neto, músico de guitarra elétrica, é Marvell K. Esta banda adquire influências do estilo indie-pop, eletrónica e rock, que faz a ligação perfeita com os poemas ingleses de Alexander Search.

Infelizmente nunca tive a oportunidade de ver esta banda ao vivo, mas as músicas são de arrepiar e fazem-nos sentir envolvidos na letra duma forma completamente inexplicável.
No entanto, no concerto que tive oportunidade de ver do músico Salvador Sobral (himself) ao vivo, este presenteou todo o público, com uma interpretação de um poema de Fernando Pessoa, Presságio, e a forma como a música estava envolvida com a letra foi absolutamente envolvente e arrepiante.

A banda tem uma página no Facebook onde colocam a par todos os seus fãs dos mais recentes acontecimentos, uma conta no Instagram e, por fim, um canal no Youtube onde podemos ver e, principalmente, ouvir as suas músicas.

Alexander Search encontra-se, neste momento, em suspenso dos seus concertos, pois Benjamin Cymbra adoeceu e está, neste momento, em tratamentos. Todavia, esta promete trazer para os corações de todos as mais belas poesias de Search.

Por fim, resta-me apenas aconselhar a ouvirem as músicas, elas falam por si.

Imagem oficial da banda Alexander Search ©











Outros links relevantes:
http://arquivopessoa.net/textos/715 - Poema completo "A day of  Sun" Alexander Search
https://www.youtube.com/watch?v=ZGET_xjf_zI - Alexander Search | EA LIVE Sessions (full session)
http://www.releituras.com/fpessoa_pressagio.asp - Poema completo " Presságio" Fernando Pessoa
https://www.youtube.com/watch?v=9r-ccCnhP7M - Salvador Sobral | Presságio | Ao Vivo RTP


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Tenho em mim todos os sonhos do mundo"

"Todo o nada que és é teu"

"O poeta é um fingidor"